DOUTORADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL - DEAMB

Área de Concentração: Saneamento Ambiental - Controle da Poluição Urbana e Industrial

 

 

Sobre o DEAMB


O Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB) do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente (DESMA) da UERJ está concebido com uma única área de concentração a saber Saneamento Ambiental: Controle da Poluição Urbana e Industrial, e 3 linhas de pesquisa:

1. Diagnóstico, Monitoramento e Modelagem Ambiental;
2. Tecnologias de Tratamento da Poluição Ambiental;
3. Gestão, Gerenciamento de Recursos Naturais e Políticas Públicas para Sustentabilidade.


As linhas de pesquisa do DEAMB representam diferentes níveis de abordagem dos problemas e desafios ambientais e sanitários e foram concebidas de forma a manter uma integração orgânica entre as mesmas, conforme ilustrado no Diagrama detalhado na Figura 1. Respeitadas as especificidades de cada linha, o foco central que permeia a todas encontra-se na inovação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para o controle, tratamento e mitigação da contaminação/poluição ambiental.



Figura 1. Diagrama ilustrando a concepção do DEAMB, com suas três linhas de pesquisa, temas atuais e principais problemas e desafios como foco das pesquisas.

A criação do DEAMB nos moldes propostos baseia-se na premissa de que o conhecimento acerca dos processos e do estado de degradação do ambiente (Linha 1), somado ao aperfeiçoamento, desenvolvimento e aplicação das tecnologias mais eficientes de tratamento da poluição (Linha 2) e à compreensão acerca das falhas de articulação institucional que levam à poluição ambiental e formulação de novos modelos voltados para a sustentabilidade (Linha 3) formam juntos um arcabouço sólido para a formação robusta de doutores em Engenharia Ambiental e a geração de conhecimentos e produtos relevantes para a área de conhecimento.